Nova Ortografia Brasileira
Nosso site mostra o fruto do um trabalho dedicado, cujo produto, classifico como verdadeiras Joias.
Joias aqui referem-se às bijuterias que produzo, com nuanças especiais, para torná-las diferenciadas, e, portanto, o termo Jóia, é muito usado neste blog.
Mas confesso a vocês que estranho muito a palavra Joia escrita sem o acento agudo. Anteriormente escrevíamos “Jóia”, mas a nova ortografia mudou esta regra. A seguir transcrevo uma das mudanças ortográficas que tem muito a ver com o nosso blog.
“Não se usa mais o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas (palavras que têm acento tônico na penúltima sílaba).” Exemplo:
1 – ANTES: jóia, alcatéia, asteróide, bóia, celulóide, clarabóia, colméia, Coréia, debilóide
1 – AGORA: joia, alcateia, asteroide, boia, celuloide, claraboia, colmeia, Coreia, debiloide
2 – ANTES: estréia, geléia, heróico, idéia, jibóia, paranóia, platéia, tramóia
2 – AGORA: estreia, geleia, heroico, ideia, jiboia, paranoia, plateia, tramoia
Mas não generalize:
Esta regra é exclusiva das palavras paroxítonas. Fiquem atentos: continuam a ser acentuadas as palavras oxítonas e os monossílabos tônicos terminados em éis e ói(s). Exemplos: corrói, papéis, herói, heróis, dói, sóis etc.
É isso aí. Sem paranoia. Mas um pouquinho de saber não dói, não se corrói e só constrói, com a beleza das sílabas o perfume interior da alma. Nossa língua é Joia!!! – Autor: Claudemir Bezerra Silva.
Parabéns pela eficiência. Obrigada!
Excelente explicação. Obrigada.
Parabéns!!!!! Que as bênçãos do Senhor multipliquem o seu talento e sempre lhe deem inspiração para cada vez mais transformar o material trabalhado em arte e beleza. Beijos!!!